Pular para o conteúdo principal

Tema: atletas transexuais


Material das minhas aulas on line e presenciais.
Rose Prado, há 30 anos preparando o vestibulando. 
 https://www.facebook.com/aula.de.redacao.online/










Faça uma dissertação argumentativa, evidenciando seu posicionamento a respeito da seguinte questão: a
tletas transexuais devem disputar competições  femininas?

1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30* linhas.

3. Dê um título a sua redação


São evidentes as diferenças biológicas nos corpos de homens e mulheres. Elas se constroem durante a puberdade, em alguns casos depois, mediadas pelos hormônios sexuais.
Os hormônios androgênicos, também chamados de masculinos, são muito mais potentes e transformadores que seus equivalentes femininos. Por isso nossa preocupação no Amtigos (Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, com as crianças e os pré-púberes que apresentam questões intensas, persistentes e consistentes de identidade de gênero.
Se podemos bloquear as mudanças físicas, até termos certeza de que se trata mesmo de uma menina ou de um menino, isso evita uma série de constrangimentos, exclusão social, cirurgias e sofrimento.
Com isso, o corpo deixa de seguir o que a biologia determina, para se adequar a quem pertence aquele corpo. Se é menino, que seja menino; se é menina, que seja menina.
A introdução de hormônios específicos para essa mudança final, mas tão importante, só pode ser realizada após os 16 anos de idade.
Com o bloqueio e a hormonioterapia específica, aquela pessoa vai desenvolver seu corpo de acordo com sua realidade psíquica, o que evita sofrimento e facilita a inclusão social. Essas mulheres e homens diferem muito pouco de qualquer homem ou mulher cisgênero (pessoas que não apresentam discrepância entre seu sexo biológico e sua identidade de gênero).
Para essas pessoas, é óbvio que disputar competição feminina não será problema. Só significará a concretização do que aquele indivíduo vem buscando desde a infância. A questão fica mais complexa quando falamos de adultos que tiveram a puberdade regida pela biologia de seus corpos, com os quais não se identificam, e fazem depois a transição.
Transicionar um corpo masculino para um feminino, e vice-versa, é tarefa árdua e leva tempo. Quando falamos de esporte de alto desempenho, essas mudanças ganham contornos bem mais específicos. Se alguém era um desportista de elite, com treino intenso, musculatura específica, a transição de um gênero para outro pode ser ainda mais demorada.
Quanto tempo? Depende do biótipo, da genética e das ações específicas dos hormônios tomados. Talvez meses sejam necessários para um corpo masculino se tornar feminino, o que implica perda de massa muscular, distribuição de gordura, agressividade etc.
Quando tudo se estabiliza, aquele corpo se torna feminino. E por que não poderia participar de competições femininas?
Lógico que individualidades devem ser consideradas, mas se aquela pessoa se reconhece como mulher, transicionou (operando ou não) para o corpo feminino, cumpriu todas as exigências legais para mudança de nome e sexo civil, ou seja, é uma mulher legalmente, fenotipicamente e psiquicamente, por que não poderia disputar campeonatos femininos?
Se o COI (Comitê Olímpico Internacional) determinou que cumprindo certas exigências, especialmente quanto ao nível hormonal de andrógenos, uma mulher trans pode jogar num time feminino, por que não podemos concordar e assumir que isso é uma vitória contra o preconceito?
É muito fácil afirmar que uma mulher trans teve seu desenvolvimento puberal como homem e que, assim sendo, ela desenvolveu musculatura, coordenação, orientação, sinapses cerebrais e formas de pensar e funcionar seu corpo como homem e não vai ser do dia para noite que perderá tudo isso. Esse raciocínio tem fundamento, é lógico.
O uso constante de hormônios femininos e medicamentos antiandrogênicos, porém, vai mudar todos esses parâmetros, levando-os para padrões femininos.
Quando uma dessas atletas está em quadra, não é um homem que saca, ataca ou defende, mas uma mulher que venceu muitas barreiras para estar ali.
Mudar nosso olhar para reconhecer e aceitar isso revela-se fundamental para que possamos assumir de verdade a diminuição do preconceito e da exclusão. 
ALEXANDRE SAADEH é psiquiatra e coordenador do ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/02/atletas-transexuais-devem-disputar-competicoes-femininas-nao.shtml


.............................................................................................................................Painel do leitor. José Luiz Bariani: O autor do texto é psiquiatra. Eu sou químico. Qual é o nosso nível de capacidade para opinarmos sobre o que é certo e o que é errado? Só acho que não vemos casos invertidos, tipo Tammy Gretchen disputando ligas masculinas, porque obviamente, seria um massacre, né? Então, a minha opinião é que quem não é da área ão deve se meter a especialista. Em outras palavras, deem espaço a quem tem o que acrescentar...
........................................................................................... 
Painel do leitor. Ney fernando malhadas: Quem um clube contrataria para melhorar suas chances nas competições femininas (que evidentemente quer vencer)? As pessoas mais fortes, mais altas, mais rápidas, ou as mais fracas, mais baixas e mais lentas? Haveria mais mulheres nas arquibancadas do que competindo. Que tal ingressarem então em equipes masculinas? Aí não haveria nenhum problema para ninguém.
 ...........................................................................................
Sou totalmente contra a possibilidade de uma atleta transexual participar de competição feminina por um motivo simples: genética.
Considero transexual qualquer indivíduo cuja identidade de gênero difere daquela designada no nascimento. Essas mudanças podem ser provocadas por tratamento hormonal, sem a necessidade de alterações cirúrgicas. Essa é minha opinião.
Quero deixar bem claro que não sou contra a jogadora Tifanny Abreu ou qualquer outra atleta transexual disputarem a Superliga de vôlei. Ela não está infringindo nenhuma lei, pois uma resolução de 2015 do Comitê Olímpico Internacional já autorizava a participação em jogos femininos, mesmo sem a mudança de sexo por cirurgia.
Considero equivocada, entretanto, a legislação que permite tal possibilidade. Temos que debater o assunto e, se for o caso, mudar esse entendimento.
Minha justificativa baseia-se na premissa de que o que coloca Tifanny em quadra não é a cirurgia que fez, mas sim o nível de testosterona que ela produz.
Pois bem, se a questão é essa, podemos fazer um exercício hipotético: qualquer homem que esteja disposto a ter seu nível de testosterona reduzido (o que pode ser feito quimicamente através de injeções), pode jogar a Superliga. Basta se declarar transexual.
Dessa forma, pela legislação atual, corremos o risco hipotético de ter uma equipe inteira de indivíduos que nasceram homens jogando uma competição feminina.
O assunto é delicado, mas precisa ser amplamente discutido. O movimento LGBT luta há décadas por direitos iguais e uma sociedade mais igualitária e justa.
O movimento vem ganhando bastante espaço na sociedade moderna e conquistado avanços na área civil. Outro ponto importante é a conscientização da sociedade de que há outras opções sexuais além da classificação de masculino e feminino.
Essa luta legítima por igualdade, todavia, não deve favorecer um gênero em detrimento de outro. Um indivíduo que nasceu homem sempre terá vantagens físicas em relação a um que nasceu mulher. São as leis da genética.
Apesar de me opor totalmente a atletas transexuais competirem na Superliga feminina, não quero marginalizar e ser excludente. Acredito que já passa da hora de reconhecermos um terceiro gênero no esporte.
Sou a favor de criarmos uma nova categoria na Superliga, a LGBT, com regras próprias, altura de rede compatível e adaptações à nova realidade.
Dessa forma, não iríamos excluir ninguém e toda a comunidade LGBT teria o direito de participar da maior competição interclubes da modalidade no Brasil.
As diferenças entre as atletas transexuais e as femininas estão claras e visíveis a todos. As vantagens físicas das primeiras sobre as segundas são evidentes.
Acredito que o mais justo para todos é reconhecermos o terceiro gênero e uma das formas de concretizar essa nova visão é criar uma categoria específica.
SÉRGIO NEGRÃO, pós-graduado em metodologia científica do treinamento desportivo pela Universidade do Grande ABC, é técnico do Brasília Vôlei
 https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/02/atletas-transexuais-devem-disputar-competicoes-femininas-sim.shtml



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta dia 10 maio: ESPM, 2016. TEMA: AMIZADE

    ANALISANDO A PROPOSTA Acesse o tema 2 de redação; depois o link do fcb em que oriento a elaboraçã o. AQUI EU ORIENTO A DIREÇÃO DO TEXTO. FICOU MEIO LONGO MAS ACHO QUE VALERÁ A PENA. https://www.facebook.com/rose.marinhoprado/videos/2050775151801612/ Relações afetivas na contemporaneidade De todas as relações afetivas que podem nos unir a outros seres humanos (o amor, a família, a caridade, a fraternidade, a comunidade política, a solidariedade, etc), a amizade é a mais modesta e a mais estável, pois ela é a única que deve ser necessariamente recíproca. Ela é, portanto, a que traz a promessa de maior longevidade. (Francis Wolf – filósofo francês - Folha de S. Paulo, 16/08/16)  PROPOSTA: Com base nas informações dos textos e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão: Como a amizade poderia resistir num tempo também pautado pelo imediatismo e pelo efêmero? PENSAMENTOS SOBRE A AM

Interpretação de textos escrita. Sermão da Quarta-feira de cinzas/1672

AULAS PARTICULARES ON LINE ( P SKYPE)  E PRESENCIAIS. PARA TODOS OS VESTIBULARES. ENEM E OUTROS. https://www.facebook.com/aula.de.redacao.online/ INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS POR ESCRITO. QUERO RESPOSTAS OBJETIVAS. GABARITO ATÉ SEXTA QUE VEM. EM VÍDEO DO FACEBOOK. https://drive.google.com/file/d/0B9CNZ3uU92IVMXZOeTJtOHpVYk0/view Padre Antônio Vieira Sermão de Quarta-feira de Cinza Antônio Vieira (1608 — 1697) “Projeto Livro Livre” Livro 772 Poeteiro Editor Digital PROJETO LIVRO LIVRE São Paulo CAPÍTULO 1 O pó futuro, em que nos havemos de converter é visível à vista, mas o pó presente, o pó que somos, como poderemos entender essa verdade? A resposta a essa dúvida será a matéria do presente discurso. EXPLIQUE O PORQUÊ DA REPETIÇÃO DA PALAVRA ‘PÓ’. PODE EXPOR QUANTAS EXPLICAÇÕES QUISER. DE ACORDO COM VIEIRA PODEMOS VER O PÓ FUTURO, O QUE SEREMOS, MAS, NÃO, O PÓ PRESENTE. EXPLIQUE O MOTIVO PARA ESSA VISÃO E NÃO VISÃO. BUSQUE NO EXCERTO UM